O Exame de Urodinâmica

O Exame de Urodinâmica
7770 cliques 287 curtidas

O que é o exame?

Urodinâmica é o estudo do armazenamento, transporte e esvaziamento de urina da bexiga. A urodinâmica é considerado o “eletrocardiograma da bexiga”. Este procedimento é realizado com auxílio de uma enfermeira e sob à supervisão do Dr. Sirlei Madeira, que é o responsável por seu exame.

 

Quando está indicada? 

Sintomas como o da urgência miccional. Perdas de urina aos esforços, frequência urinária aumentada. Incontinência urinária recidivada (que voltou), infecção urinária de repetição, sensação de resíduo na bexiga após urinar. Paciente com antecedentes ginecológicos e cirurgias para tratamento de câncer. Paciente submetido à radioterapia ou braquiterapia. Paciente com problemas na próstata. Paciente que realizará procedimento cirúrgico. Prolapso (bexiga, reto ou útero caído)

 

Como é realizada?

É feita com equipamentos computadorizados conectados a duas pequenas sondas previamente colocadas na uretra do paciente e outra pequena sonda introduzida pelo ânus. Dói? Este exame não dói e é bem tolerado pelo(a) paciente.

 

Qual deve ser o preparo?  

O paciente deverá estar na clínica 30 minutos antes do exame. Não tome água sem que tenha vontade. Não é preciso bexiga cheia, em muitos casos. A urodinâmica está contra-indicada quando há infecção urinária (ardência ou dor para urinar). Não é necessário jejum. Tomar todas as medicações diárias, principalmente quem tem hipertensão e diabetes. Tomar o medicamento receitado pelo médico após a realização do exame. 

 

Quais são os cuidados pós exame?

A chance de infecção é muito pequena (menos de 1%), no entanto é importante que você tome o antibiótico receitado. Recomenda-se tomar muita água após o exame. A sensação de ardência, após o exame, é transitória e não deve durar mais que 24 horas.

 

Alguém poderá acompanhar este exame?

Não. Este exame exige um ambiente tranquilo e de privacidade. Não será permitida a presença de familiares, mesmo que se trate de parente de médico.

 

Quando o laudo ficará pronto?

No prazo máximo de 1 semana. É importante ligar antes para a clínica e verificar se está pronto.

 

Postagens Recentes
BEXIGA BAIXA BEXIGA BAIXA

592 cliques
166 curtidas
Nova lei sobre laqueadura e vasectomia começa a valer Nova lei sobre laqueadura e vasectomia começa a valer

Mudanças na lei facilitam acesso a laqueadura e vasectomia, que agora dispensa autorização do cônjuge para a realização dos procedimentos.

845 cliques
194 curtidas
BEXIGA HIPERATIVA BEXIGA HIPERATIVA

748 cliques
177 curtidas
Conheça as DSTs que mais crescem no período do Carnaval Conheça as DSTs que mais crescem no período do Carnaval

90 cliques
20 curtidas
LIBIDO LIBIDO

762 cliques
158 curtidas